Como montar seu primeiro consultório médico

Se você acabou de se formar em medicina ou em alguma outra área da saúde, que tal “sair” do velho padrão de atendimento e criar o seu próprio negócio de acordo com sua vontade e estilo? Se você está interessado em montar um consultório médico, odontológico, entre outros, mas não sabe por onde começar, fique tranquilo futuro doutor, esse artigo é para você!

Como sabemos, montar uma clínica não é uma tarefa simples. O profissional precisa ter noção que adentrará em um novo estilo de trabalho: o empreendedorismo. Para ter sucesso nesse tipo de projeto, ele deverá se empenhar em entender como planejar e procurar o auxílio de especialistas caso seja necessário.

Antes de começar tudo, você que deseja montar seu consultório precisa ter em mente os seguintes aspectos: você precisará de uma marca, fazer um plano de negócio, angariar fundos, pensar em uma decoração e forma de gerir seu consultório.

Mas não se preocupe, com nossas dicas você conseguirá compreender quais os passos devem ser tomados e assim, diferenciar sua clínica dos demais.

Escolha o melhor local

Localização é fundamental para seu negócio. Quando for procurar o local, busque um espaço que tenha recepção, salas de atendimento e espera, banheiro, entre outros, para só assim dar início as atividades.

Se o imóvel tiver mais espaço, crie uma sala de administração e um pequeno estoque. Essas são boas ideias e acrescenta muito para o seu ambiente de trabalho.

Caso você encontre um local com essas descrições, não se esqueça de avaliar se o prédio te, fácil acesso, tanto em relação ao trânsito quanto para os pacientes em questão de mobilidade.

Defina a categoria do seu atendimento

Segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde), os estabelecimentos médicos são divididos em 54 categorias, sendo assim, você deve escolher em qual delas vai atuar. Esse é um dos primeiros passos para a abertura do seu consultório.

As categorias mais comuns entre consultórios e clínicas são:

Clínica popular: este tipo de clínica é voltada ao público que não é associado a um plano de saúde particular. A maior vantagem desse tipo de clínica é o crescimento rápido do número de pacientes;

Clínica geral com realização de procedimentos médicos simples: como o nome já diz, essa categoria prioriza a realização de procedimentos médicos, por isso possuem uma grande disponibilidade de materiais, insumos e medicamentos e seus profissionais são especializados em fornecer o atendimento mais adequado.

Consultório com duas especialidades médicas: essa categoria é voltada para clínicas e consultórios que tem até dois profissionais da saúde com especialidades diferentes trabalhando como sócios. Um exemplo comum para esse caso são as clínicas com fisioterapeutas e acupunturistas, que dividem o mesmo consultório.

Invista na decoração

Sabe aquele ditado “a primeira impressão é a que fica”? isso vale para a decoração do seu consultório, pois é a primeira impressão que o paciente terá. Por isso, investir em uma boa decoração é tão importante.

Apesar de poucos médicos perceberem isso, decorar o consultório é uma das melhores maneiras de se comunicar com os pacientes, além de ajudar na construção de uma marca forte para o seu consultório.

Vamos supor, em um consultório pediátrico, ter uma decoração com foco nas crianças, ajuda a criar uma boa experiência para elas e suas famílias, antes mesmo do atendimento.

Divulgue o seu consultório

Deixamos este tópico por último, mas ele é um dos mais importantes! Divulgue seu consultório e atraia mais pacientes.

Utilize estratégias de marketing médico. A melhor maneira para começar é ter uma presença digital. O motivo é simples, hoje em dia, todas as pessoas procuram primeiramente um serviço no Google, para só depois procurarem recomendações. Por isso, ter uma presença digital é tão importante.

Se você está pensando em montar seu primeiro consultório, que tal conhecer o GRAN LIFE Medical e Business? Este empreendimento tem tudo que você precisa, ele conta com: salas apropriadas para seu consultório, auditório, sala de reunião e sala de treinamento, pulmão de recepção para triagem de pacientes integrado ao shopping e praça de convivência com área verde. Tudo isso com o melhor custo benefício no centro da cidade!

Compartilhe