Fidelização de clientes para clínicas e consultórios médicos

Duas características-chave no atendimento médico precisam ser a qualidade e a atenção disponibilizada. Esses são fatores essenciais para a fidelização do seu paciente e, sem esses cuidados, é muito difícil que haja retorno positivo. 

Satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes faz com que eles queiram retornar, e mantenham a boa memória sobre o atendimento e a assistência que lhes foi oferecida, sendo você médico, clínica ou consultório. Além do mais, manter um paciente é menos dispendioso e mais trabalhoso que conquistar um novo. 

Fique de olho em alguns passos importantes para conquistar seus pacientes.

COMO POSSO FIDELIZAR MEUS PACIENTES?

Conquiste a confiança deles

Sim, o paciente precisa ver em você um profissional amigo, onde ele poderá confiar em lhe contar seus sintomas, queixas ou dúvidas a serem resolvidas. Muitas vezes os pacientes estão física ou emocionalmente desgastados e frágeis por conta de seus problemas, e precisam de uma imagem que lhes apresente uma solução ou tratamento. 

Tenha uma equipe muito qualificada

Focar na formação de profissionais capacitados para atendimento e serviços técnicos de excelência é importante. Não adianta oferecer o melhor atendimento dentro do consultório se o paciente não se sentir confortável ou não for bem atendido também antes e depois da consulta. Procure trabalhar com atendimento humanizado e personalizado. 

Tente cumprir os horários de atendimento, ou minimize a espera

Uma das queixas mais comuns dos pacientes é o atraso médico, mesmo com hora marcada. Cumprir o horário e respeitar a espera de seu paciente é um diferencial e, enquanto eles esperam, ofereça água, cafés e a cortesia de seus colaboradores. 

Você também pode fazer pesquisas de satisfação

Para desenvolver estratégias de fidelização e ferramentas para monitorar o atendimento, você pode realizar pesquisas com seus pacientes, buscando entendê-los melhor e saber como as consultas podem melhorar. 

POR QUE TER PACIENTES FIÉIS?

Mas, se a área médica é tão procurada por todos, por que investir na fidelização?

  • pacientes fidelizados são mais propensos a pagar mais por produtos e serviços oferecidos
  • sempre que necessitarem de algum serviço na área da saúde, irão lembrar de você
  • também pode indicar seus serviços médicos aos amigos e conhecidos
  • é cinco vezes mais barato manter um paciente fiel que conquistar novos pacientes
  • podem se tornar seus verdadeiros “advogados” se tiverem suas expectativas realizadas

Viu como é vantajoso investir um pouco mais nesses pacientes fiéis? 

A fidelização dos clientes é importante tanto para médicos no início de sua carreira quanto para o futuro. Mesmo clínicas médias e grandes devem se preocupar com um excelente tratamento e cuidado para os pacientes. 

O que é fundamental para o hospital, consultório ou clínica é prestar atenção na reação dos clientes durante o tempo de serviço, para que se possa extrair as percepções, as necessidades, os interesses e suas expectativas. 

Algumas estratégias e cuidados podem fazer você chegar lá! Seja fiel ao seu paciente também.

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