Fidelização de clientes para clínicas e consultórios médicos

Duas características-chave no atendimento médico precisam ser a qualidade e a atenção disponibilizada. Esses são fatores essenciais para a fidelização do seu paciente e, sem esses cuidados, é muito difícil que haja retorno positivo. 

Satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes faz com que eles queiram retornar, e mantenham a boa memória sobre o atendimento e a assistência que lhes foi oferecida, sendo você médico, clínica ou consultório. Além do mais, manter um paciente é menos dispendioso e mais trabalhoso que conquistar um novo. 

Fique de olho em alguns passos importantes para conquistar seus pacientes.

COMO POSSO FIDELIZAR MEUS PACIENTES?

Conquiste a confiança deles

Sim, o paciente precisa ver em você um profissional amigo, onde ele poderá confiar em lhe contar seus sintomas, queixas ou dúvidas a serem resolvidas. Muitas vezes os pacientes estão física ou emocionalmente desgastados e frágeis por conta de seus problemas, e precisam de uma imagem que lhes apresente uma solução ou tratamento. 

Tenha uma equipe muito qualificada

Focar na formação de profissionais capacitados para atendimento e serviços técnicos de excelência é importante. Não adianta oferecer o melhor atendimento dentro do consultório se o paciente não se sentir confortável ou não for bem atendido também antes e depois da consulta. Procure trabalhar com atendimento humanizado e personalizado. 

Tente cumprir os horários de atendimento, ou minimize a espera

Uma das queixas mais comuns dos pacientes é o atraso médico, mesmo com hora marcada. Cumprir o horário e respeitar a espera de seu paciente é um diferencial e, enquanto eles esperam, ofereça água, cafés e a cortesia de seus colaboradores. 

Você também pode fazer pesquisas de satisfação

Para desenvolver estratégias de fidelização e ferramentas para monitorar o atendimento, você pode realizar pesquisas com seus pacientes, buscando entendê-los melhor e saber como as consultas podem melhorar. 

POR QUE TER PACIENTES FIÉIS?

Mas, se a área médica é tão procurada por todos, por que investir na fidelização?

  • pacientes fidelizados são mais propensos a pagar mais por produtos e serviços oferecidos
  • sempre que necessitarem de algum serviço na área da saúde, irão lembrar de você
  • também pode indicar seus serviços médicos aos amigos e conhecidos
  • é cinco vezes mais barato manter um paciente fiel que conquistar novos pacientes
  • podem se tornar seus verdadeiros “advogados” se tiverem suas expectativas realizadas

Viu como é vantajoso investir um pouco mais nesses pacientes fiéis? 

A fidelização dos clientes é importante tanto para médicos no início de sua carreira quanto para o futuro. Mesmo clínicas médias e grandes devem se preocupar com um excelente tratamento e cuidado para os pacientes. 

O que é fundamental para o hospital, consultório ou clínica é prestar atenção na reação dos clientes durante o tempo de serviço, para que se possa extrair as percepções, as necessidades, os interesses e suas expectativas. 

Algumas estratégias e cuidados podem fazer você chegar lá! Seja fiel ao seu paciente também.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on skype
Share on pinterest
Equipe Gran Life
Olá, fale com nossos consultores